Módulo de tarefas - como funciona?

Created by Helder Lopes, Modified on Fri, 20 Jan 2023 at 03:54 PM by Virtual Agent

O módulo de tarefas centraliza todas as tarefas num único local, permitindo-lhe acompanhar todas as tarefas, independentemente do módulo ou origem das mesmas. Por defeito, este módulo apresenta as tarefas do utilizador.

Se for um administrador do AGIR, pode ainda consultar e editar as tarefas de todos os utilizadores. 


Se for um supervisor de um grupo, para além das suas tarefas, tem acesso ainda às tarefas dos colaboradores do grupo do qual é supervisor.


Como aceder ao Módulo de Tarefas? 


1. Abra a página principal do AGIR e clique em Tarefas.



Que tarefas posso consultar e qual o seu significado?


Ao abrir este menu, o AGIR disponibiliza uma tabela de ações/tarefas pendentes ou atrasadas, da sua responsabilidade. Pode de seguida filtrar as tarefas através dos filtros rápidos (novas tarefas, pendentes, atrasadas, planeadas, finalizadas ou emitidas por mim).



Nova tarefa

Corresponde a uma tarefa que ainda não consultou no AGIR. Depois de consultar, a tarefa deixa de constar neste filtro rápido. 


Pendente

Corresponde a uma tarefa não realizada em que a data de início é inferior a hoje. Corresponde a uma tarefa que, de acordo com as datas agendadas, já pode ser realizada, mas ainda não está atrasada. 


Atrasada

Corresponde a uma tarefa não realizada, em que a data de fim é inferior a hoje. Corresponde a uma tarefa que, de acordo com as datas agendadas, já deveria ter sido realizada. 


Planeada

Corresponde a uma tarefa não realizada em que a data de início é superior a hoje. Corresponde a uma tarefa que, de acordo com as datas agendadas, ainda não deve ser realizada, estando por isso, planeada. 


Finalizada

Corresponde a uma tarefa já realizada.


Emitidas por mim 

Tal como o nome indica, corresponde a tarefas em que o emissor é o próprio.


Se preferir, pode procurar uma tarefa usando a ferramenta de pesquisa de tarefas. Esta pesquisa é baseada nos termos/palavras constantes na tabela de ações. Não é, portanto, uma pesquisa global no AGIR (ex: não pesquisa por campos de formulário).



Se necessitar de refinar a sua pesquisa, tem ainda disponível um conjunto de filtros adicionais no menu de Filtros e Relatórios.



Este menu funciona à semelhança de outros menus de filtros avançados existentes no AGIR. É composto por diversos critérios de filtragem cumulativos.


Selecione os critérios de que necessita. O AGIR filtrará automaticamente conforme o conjunto de filtros ativos. 




Como imprimir a lista de tarefas?


No menu de Filtros e Relatórios, tem a possibilidade de imprimir para PDF a lista de tarefas filtradas aos critérios selecionados. Basta clicar no ícone de impressora, tal como indicado na imagem abaixo: 




Quem pode consultar as tarefas?


Existe três níveis de consulta disponíveis, cada um corresponde a um ícone específico: 



1. Visão Pessoal

Todos os colaboradores têm acesso à sua visão pessoal. Nesta visão, serão carregadas as tarefas da sua responsabilidade ou, as que foram emitidas por si. 


2. Visão de supervisor

Apenas supervisores de grupos do AGIR têm acesso a esta visão. Nesta visão serão carregadas as tarefas de todos os colaboradores do grupo que supervisiona. 


3. Visão de administrador

Restrita a Administradores do AGIR. Nesta visão, serão carregadas todas as tarefas de todos os colaboradores. O administrador pode consultar, editar, delegar as tarefas desta visão. Pode ainda apagar, caso sejam tarefas pontuais (tarefas que não correspondem a uma etapa de workflow).



Que ações rápidas posso executar no módulo de tarefas? 


O módulo de tarefas foi concebido como uma ferramenta para acesso fácil e imediato às tarefas dos colaboradores. Normalmente, o utilizador deve clicar na tarefa e executar a mesma, no seu contexto. 


Existem essencialmente, quatro interações possíveis: 



1. Abrir tarefas

Clique na lupa para abrir a tarefa e consultar/editar os seus dados. Se preferir, pode fazer duplo clique na linha da tarefa, o resultado será o mesmo.


2. Delegar

Neste comando, pode delegar a tarefa a outro colaborador. Esta opção está limitada a administradores do AGIR, administradores de workflows e ao emissor da tarefa



3. Eliminar

Esta opção está limitada a administradores do AGIR, administradores do workflow ou ao emissor da tarefa, desde que corresponda a uma tarefa pontal (não correspondente a uma etapa de workflow). As tarefas correspondentes a uma etapa de um registo de workflow/documento, apenas podem ser eliminadas com a eliminação do registo/documento respetivo. 


4. Sinalizar

Esta opção está acessível a todos os colaboradores. Permite sinalizar as tarefas mais importantes, as quais serão colocadas no topo da sua lista de tarefas.


Obrigado, e bom trabalho :)

Was this article helpful?

That’s Great!

Thank you for your feedback

Sorry! We couldn't be helpful

Thank you for your feedback

Let us know how can we improve this article!

Select atleast one of the reasons
CAPTCHA verification is required.

Feedback sent

We appreciate your effort and will try to fix the article