As organizações devem conhecer a legislação e regulamentação aplicáveis à sua realidade. Devem compilá-la, analisá-la, dividi-la em requisitos e sujeitar estes requisitos a um processo completo de avaliação de conformidade legal.
Neste workflow vamos determinar a listagem de legislação. Vamos identificar um documento, podendo ser um Diploma Legal, Regulamentos, Normas, etc... Vamos contextualizá-lo e retirar do documento os requisitos que se aplicam à nossa empresa/departamento/área, para que a conformidade desses requisitos seja posteriormente avaliada.
O Workflow Requisitos Legais é o workflow 1 de um total 2, sendo o segundo workflow denominado por Auditorias de Avaliação Legal. Clique aqui para consultar o tutorial sobre este workflow.
DICA Este tutorial explica o funcionamento nativo deste workflow, desenhado como template pela nossa equipa para partilha com os nossos clientes. É possível personalizar, acrescentando ou eliminando etapas, campos ou regras do processo.
Caso pretenda incluir este template/workflow no seu AGIR ou fazer pedido de alterações, pedimos que crie um ticket com as especificações do seu pedido, para que possamos integrar todo o processo e relatórios e começar já a trabalhar com este workflow.
Se este workflow já se encontra implementado no seu AGIR, preste atenção ao nosso tutorial para saber como pode utilizá-lo.
Criar um novo registo no workflow
Primeiro, vamos criar um registo no workflow. Para isso, vá à homepage do AGIR, clique no + azul, escolha o workflow que pretende criar e clique Criar Workflow.
PERMISSÕES Se o workflow não aparecer na lista, então é possível que não tenha permissões para criar registos neste workflow. Caso pretenda obter permissões para criar registos neste workflow, contacte um Administrador do AGIR.
Caso seja Administrador e queira configurar permissões, consulte este artigo: Configurar permissões de workflows [documentos/processos] - Etapas de workflows, administradores e consultor
Este workflow possui apenas uma etapa de Registo. Contudo, é composto por quatro separadores:
1. Diploma
2. Requisitos
3. Avaliação da Conformidade
4. Notas
Vamos explorar cada um destes separadores e verificar o que cada um nos pede.
1. Diploma
Neste separador, o objetivo é registarmos e contextualizarmos um documento. O documento pode ser um Decreto de Lei, um Regulamento, uma Norma, entre outros...
Na primeira parte do formulário, fazemos a caracterização do documento, identificando o nome, a área a que se aplica, o descritor, a data de publicação, a data de entrada em vigor, a incidência, qual é a origem da legislação, entre outros campos. Podemos ainda descrever o âmbito e fazer um sumário sobre o diploma.
O campo tipo disponibiliza-nos quatro opções: se é Aplicável, Condicional, Informativo ou Não aplicável. Caso as opções sejam Informativo ou Não aplicável, não será dispoletada uma Avaliação de Conformidade para o documento em questão (os separadores Avaliação da Conformidade e Notas ficarão inativos). Este campo pode ser alterado a qualquer momento, mantendo a informação dinâmica.
A incidência diz respeito a onde se aplica este documento. As opções disponíveis neste campo podem ser alteradas e adaptadas à vossa realidade.
O estado é onde identificamos se o documento se encontra em vigor ou não, sendo que se a opção escolhida for revogado, o AGIR dá-nos a opção de mover o documento para o estado Revogado, bastando para isso clicar no ícone que aparece quando selecionamos este estado.
O campo Requer avaliação regular? permite informar o sistema de que este documento exige avaliação da conformidade, sendo por isso os seus requisitos incluídos na checklist do workflow Auditorias de Avaliação Legal (2º workflow).
Definimos a frequência da avaliação, se será semestral, anual ou se não se aplica.
Na tabela abaixo do formulário, identificamos as empresas/departamentos/áreas onde este diploma é aplicável e o avaliador correspondente. Este avaliador será o interveniente no segundo workflow e fará a avaliação da conformidade dos requisitos deste diploma.
No campo abaixo, é onde podemos anexar o diploma/documento em questão. Podemos também disponibilizar o link do documento, tendo como vantagem mantermos o documento atualizado. Para consultar o link, basta colá-lo na caixa de texto e clicar no ícone verde para o consultar.
2. Requisitos
Neste separador, é onde vamos caracterizar os requisitos aplicáveis do diploma. Para isso, basta adicionar linhas à tabela e preencher as colunas.
A primeira coluna, diz respeito a um número que vai determinar a ordem deste requisito na checklist de avaliação legal. Na segunda coluna identificamos o artigo, na terceira, fazemos a descrição do requisito. Na quarta coluna, identificamos observações e exceções do requisito.
3. Avaliação de Conformidade
Neste separador podemos consultar as avaliações efetuadas a este diploma.
Nota: Esta tabela será preenchida automaticamente após a execução da auditoria e avaliação da conformidade.
Pode clicar no ícone de link, para ter acesso à checklist de avaliação.
4. Notas
Neste separador, podemos anotar alterações, criar notas ou alertas relativamente a este diploma.
Após termos preenchidos os formulários de cada separador, clicamos em submeter, para que o diploma fique sujeito a avaliação.
O fluxo passou do estado Registo para Avaliação e damos por terminado o registo do diploma no workflow Requisitos Legais.
DICA Dependendo da frequência de avaliação selecionada, ao despoletar a checklist de avaliação legal, o AGIR vai gerar as avaliações nessa periodicidade para a empresa onde o diploma é aplicável, gerando consequentemente uma tarefa ao Avaliador responsável identificado.
Esta checklist será contemplada no segundo workflow - Auditorias de Avaliação Legal. Para despoletar a checklist, temos que criar um novo registo no workflow Auditorias de Avaliação Legal.
Esta checklist irá conter agrupados todos os requisitos, de todos os diplomas que existem registados em sistema e que exigem avaliação, para que o avaliador proceda à sua avaliação.
Anexos e links
Para além de preencher os campos do formulário, pode ainda inserir anexos, tais como documentos, fotografias, evidências, ficheiros que ache pretinente anexar ao seu registo. Pode linkar o registo deste processo a outros registos/processos, documentos ou links externos que digam respeito ao questionário em questão.
Pode encontrar todas as instruções para anexar ficheiros em workflows ou criar ligações, siga os passos dos tutoriais abaixo:
Relatórios
Para este workflow, existe uma panóplia de relatórios que podem ser consultados através do Módulo de Relatórios.
Nota: Caso estes dados não apareçam na sua totalidade em qualquer um dos relatórios, guarde as alterações do registo, atualize a página e só depois aceda novamente ao relatório.
PERMISSÕES Para aceder ao Módulo de Relatórios são necessárias permissões. Caso não tenha permissões, fale com um Administrador do AGIR. Caso seja um Administrador e queira atribuir permissões, consulte este artigo: Permissões para relatórios
Caso queira consultar artigos de outros workflows template disponíveis, clique aqui.
DICA Pode fazer a implementação autónoma deste workflow no seu AGIR. Para isso, basta fazer download do nosso template ao clicar aqui, e usar exatamente como proposto neste tutorial.
Após download do template, deve ir ao seu nome de utilizador > Agir Config > tab Workflows > Workflows > Importar para importar o template para o seu AGIR.
Was this article helpful?
That’s Great!
Thank you for your feedback
Sorry! We couldn't be helpful
Thank you for your feedback
Feedback sent
We appreciate your effort and will try to fix the article