O workflow Auditorias tem como objetivo o registo e gestão de auditorias realizadas na sua organização, sejam auditorias internas, externas, de clientes ou a fornecedores). Este workflow está relacionado com o workflow Programa de Auditorias e o workflow Constatações ou Não Conformidades.
Este workflow pode ser usado isoladamente ou interligado com o Programa de Auditorias.
DICA Por favor consulte o tutorial Workflows - Programa de Auditoria. Este tutorial dar-lhe-á uma visão mais abrangente de todos os workflows de Gestão de Auditorias
Este tutorial explica o funcionamento nativo deste workflow, desenhado como template pela nossa equipa para partilha com os nossos clientes. É possível personalizar, acrescentando ou eliminando etapas, campos ou regras do processo.
Caso pretenda incluir este template/workflow no seu AGIR ou fazer pedido de alterações, pedimos que crie um ticket com as especificações do seu pedido, para que possamos integrar todo o processo e relatórios e começar já a trabalhar com este workflow.
Assumindo que já importou o workflow para o seu AGIR, preste atenção ao nosso tutorial para saber como pode utilizá-lo.
1. Criar uma nova Auditoria através do Programa de Auditorias
Sugerimos que este seja o método para criação de Auditorias. Para criar uma Auditoria integrada no Programa de Auditoria. Siga as instruções deste tutorial: Workflows - Programa de Auditoria. Após esta etapa siga para o ponto 3.
2. Criar uma nova Auditoria sem ligação ao Programa de Auditorias
Para criar um novo registo no workflow, clique em Novo Workflow e selecione Auditorias. O AGIR vai sugerir automaticamente um título para o seu registo (pode aceitar o título ou alterá-lo), clique em Criar Workflow.
3. Como funciona o workflow de Auditorias
O workflow descrito neste template encontra-se dividido em 2 etapas. Cada etapa tem um separador com os dados relativos a cada uma delas.
- Registo da Auditoria
- Follow-up de Auditoria
ETAPA 1 - REGISTO
Na etapa de Registo são preenchidos os dados da auditoria: datas, duração, tipo de auditoria, endidade auditora, referencial, âmbito, entre outras informações. Alguns destes campos são automáticos e estão pré-preenchidos. Caso a auditoria seja criada através do Programa de Auditoria, este campos são automáticos, podendo contudo, ser editados.
Existem alguns campos específicos que passamos a descrever abaixo:
Modo de documentação: Define como deverá gerir a documentação da auditoria, incluindo o plano de auditoria e relatório de auditoria
1. Modo manual - O AGIR permite anexar documentos fornecidos pelo auditor (plano de auditoria, checklist de auditoria, relatório da auditoria e folha de presenças).
DICA O modo manual aplica-se com mais frequência às auditorias externas ou auditorias internas realizadas por auditores externos.
2. Modo Misto - O AGIR fornece todas as opções do modo manual e plano e relatório automáticos.
3. Plano e relatório automáticos - Abre um novo separador com a opção de registar o plano de auditoria diretamente no AGIR e fornece ainda mais dois separadores para registo das constatações e conclusões (caso o estado seja Realizada).
Nesta opção, o AGIR cria um relatório automático de auditoria e plano de auditoria.
Estado: O estado incial da auditoria será Planeada. Após realizar a auditoria, altere para Realizada. Ao fazer isso irão surgir novas páginas: Constatações, Plano de Auditoria e Conclusões (estas duas últimas estarão visíveis apenas se o Modo de documentação é igual a Plano e relatório automáticos ou Misto).
Depois de preencher todos os campos do separador Registo e, caso opte pelos modos Plano e relatório automáticos ou Misto, pode efetuar o Plano da Auditoria.
Plano de Auditoria
Esta tabela permite definir a data, hora, local, descrição das atividades e intervenientes. Corresponde à sua agenda de auditoria.
O AGIR gera automaticamente um relatório - Plano da Auditoria - que pode consultar no separador Registo de auditoria, como mostra na figura a cima.
Constatações
Após declarar a auditoria como realizada (Estado = Realizada) pode registar em tabela as constatações provenientes da auditoria. Podemos caraterizá-las de acordo com o referencial, requisito, nível de risco e gravidade.
Podemos também anexar evidências correspondentes a cada constatação em Anexos e criar registo da constatação no workflow das Não conformidades em Criar NC.
Ao fazer isso, a constatação é apenas criada uma vez. Os dados são enviados automaticamente para o workflow das Não Conformidades e a constatação tratada de forma autónoma neste workflow.
Conclusões
O separador das conclusões fica disponível apenas se o modo de documentação for automático ou misto. Neste separador, são redigidas todas as conclusões inerentes à auditoria e a lista de auditados, que são incluídas no Relatório de Auditoria automático.
ATENÇÃO Não pode enviar uma auditoria para follow-up sem estar realizada (Estado: Realizado).
Após preencher todos os campo obrigatórios, clique em Submeter (imagem abaixo).
Ao submeter, o processo será enviado para a fase 2 (Follow-up da Auditoria). Selecione o próximo interveniente, o qual será filtrado conforme as permissões desta etapa.
Um e-mail de tarefa será enviado automaticamente para o próximo interveniente, com a indicação de seguimento da Auditorias.
ETAPA 2 - FOLLOW-UP DA AUDITORIA
Esta etapa tem por objetivo recolher evidências que a auditoria pode ser fechada. Normalmente, envolve consultar todas as constatações e verificar o correto tratamento de cada uma delas.
Para isso, consulte a lista de constatações (separador Constatações), o estado em que cada uma está, e se necessário clique em cada uma das constatações antes de efetuar o fecho da auditoria.
O seguimento é muito simples e consiste apenas no preenchimento dos campos Sumário e notas de fecho e Avaliação de eficácia.
Nesta etapa, tem 2 opções de avaliação de eficácia:
- Auditoria fechada: A auditoria é considerada fechada.
- Ações Pendentes - Auditoria Não Fechada: com esta opção a auditoria permanecerá em Seguimento. Será necessário agendar novo seguimento. O seguimento será enviado por defeito para o mesmo utilizador que fez o seguimento inicial.
Após preencher todos os campo obrigatórios, clique em Submeter (imagem abaixo). A auditoria será fechada ou mantida em Seguimento, conforme a decisão tomada no campo Avaliação de eficácia.
RELATÓRIOS
Ao longo de todas as etapas deste workflow, é possível consultar em formato de PDF, um relatório automático da Auditoria bem como um Plano de Auditoria, tal como ilustram as figuras abaixo.
Nota: Caso estes dados não apareçam na sua totalidade em qualquer um dos relatórios, guarde as alterações do registo, atualize a página e só depois aceda novamente ao relatório.
PERMISSÕES Para aceder ao Módulo de Relatórios são necessárias permissões. Caso não tenha permissões, fale com um Administrador do AGIR. Caso seja um Administrador e queira atribuir permissões, consulte este artigo: Permissões para relatórios
Caso queira consultar artigos de outros workflows template disponíveis, clique aqui.
DICA Pode fazer a implementação autónoma deste workflow no seu AGIR. Para isso, basta fazer download do nosso template ao clicar aqui, e usar exatamente como proposto neste tutorial.
Após download do template, deve ir ao seu nome de utilizador > Agir Config > tab Workflows > Workflows > Importar para importar o template para o seu AGIR.
OUTROS TUTORIAIS RELEVANTES
Para além das regras específicas descritas acima, o AGIR inclui um conjunto de funcionalidades nativas que o ajudarão a enriquecer os seus processos e automatizar atividades.
Selecionamos um conjunto de tutoriais mais relevantes para este workflow. Por favor consulte estes tutorais e se tiver dúvidas entre em contacto com a nossa equipa.
- Introdução ao módulos dos Workflow
- Permissões em Workflows - Explicação
- Como criar e gerir ações em Workflows
- Como funcionam os anexos em Worklows
- Links em Processos / Workflows - para que servem?
- Notificação de Workflows - para que serve e como funciona?
- Comentários no Módulo de Workflows
- Como funcionam as ações linkadas?
- Como consultar o histórico/timeline de um workflow?
- Exportação de Lista de Workflows para Excel
- Como personalizar a visão/listagem de workflows?
Para mais informações assista a este video!!
Was this article helpful?
That’s Great!
Thank you for your feedback
Sorry! We couldn't be helpful
Thank you for your feedback
Feedback sent
We appreciate your effort and will try to fix the article