Este artigo exemplifica a edição de um documento quando não tem instalado o AGIR Office no seu computador. Caso tenha o AGIR Office instalado, ignore este artigo e leia o tutorial: Editar documentos usando o AGIR Office.
Para editar/rever um documento necessita de ter a tarefa de edição, isto é, o documento tem que estar numa etapa de edição/revisão e a tarefa tem que ser enviada para o seu utilizador.
Na figura abaixo, pode verificar que o documento está no estado Em edição e a tarefa de edição foi atribuída ao utilizador Alan Smith. Neste caso, o utilizador Alan Smith pode editar o documento. O ícone Lápis está disponível para uso.
No final deste artigo tem disponível um vídeo que sumariza todos os passos necessários.
ATENÇÃO A terminologia depende de cada organização. O estado Em edição usado neste artigo pode corresponder a outro estado no seu AGIR (Exemplo: Revisão, Elaboração, Draft, etc...).
O processo de edição é muito simples:
1. Clique em Editar e aguarde que o documento seja descarregado para o seu computador. Nesta fase, é efetuado um checkout do documento para o seu computador.
2. O documento, após descarregado, será guardado na sua área de Transferências/Downloads. No caso que estamos a exemplificar, trata-se de um documento do Word.
3. Abra o documento e edite normalmente. Após terminar a edição, Grave as alterações.
4. Dentro do AGIR, abra a página do documento que está a editar e clique em Substituir. Procure o documento alterado no seu computador e clique em Abrir.
5. Nesta fase, o documento vai ser devolvido ao AGIR já alterado, nas duas versões (PDF e Word). Não necessita de gravar qualquer cópia no seu computador.
DICA Neste processo de edição, poderão ser abertos vários separadores no seu navegador. Feche os separadores mais antigos e utilize sempre o último. Deste modo estará a visualizar sempre a versão mais atualizada do documento.
6. O documento está revisto e atualizado automaticamente no seu AGIR. De seguida, clique em Submeter. O documento seguirá o fluxo do seu workflow. Caso existam etapas seguintes, deve definir o próximo interveniente. Caso não exista, a revisão está terminada.
ATENÇÃO Conforme as configurações do seu workflow, após submeter, pode-lhe ser pedido um resumo da alteração. Este resumo, tem por objetivo informar o utilizador do documento das alterações efetuadas. Pode optar por Guardar e aumentar de revisão (a opção mais usual) ou Guardar e não aumentar de revisão, caso seja uma alteração menor/correção ortográfica ou outra não sujeita a aumento do nº de revisão.
Ainda tem dúvidas? Assista a este vídeo :)
Was this article helpful?
That’s Great!
Thank you for your feedback
Sorry! We couldn't be helpful
Thank you for your feedback
Feedback sent
We appreciate your effort and will try to fix the article