Introdução ao módulo Os Meus Documentos

Created by Patrícia Quinaz, Modified on Wed, 21 Dec 2022 at 05:54 PM by Patrícia Quinaz

O módulo de documentos tem múltiplas opções de filtro e vistas de documentos associado ao tipo, workflow, pasta, categoria, favoritos, os mais consultados, confirmações pendentes e muitas outras propriedades.


Desta forma, consegue optar pela visão que considera mais fácil e útil para a sua organização.



É possível ordenar os seus documentos, filtrar através de propriedades, personalizar os filtros, colunas, pesquisar por qualquer atributo/propriedade do documento, etc... O nosso motor de busca permite encontra facilmente qualquer documento.



 DICA  Para saber como pode personalizar a dashboard dos documentos e adicionar colunas/filtros extra, veja este artigo: Como personalizar a listagem de workflows?


É ainda possível imprimir uma lista de documentos e exportar para Excel, CSV, PDF e outros formatos. Para saber mais, veja este artigo: Como imprimir uma lista de documentos?



Exemplo de lista de documentos



Ao abrirmos o documento


É aqui que podemos visualizar o documento, todas as suas informações e o seu histórico.



Atente na legenda, para saber qual a ação de cada botão do menu:


1. Serve para expandir o menu



2. Início: Permite-nos voltar à página principal do AGIR


3. Lista de (workflow): leva-nos à lista de documentos do workflow em que estamos de momento.


4. Todos os documentos: Leva-nos à página principal do módulo Os Meus Documentos


5. Propriedades: Onde podemos ter acesso às propriedades do documento. Para saber mais, visite este artigo: Propriedades dos documentos - Conceitos gerais




6. Imprimir: Com um clique, podemos imprimir o documento que estamos a consultar


7. Enviar o documento: Podemos enviar o documento por e-mail diretamente do AGIR. Para saber mais, veja o artigo Como enviar um documento por e-mail?



8. Notificados: É onde pode definir uma lista de utilizadores que serão notificados por e-mail. Veja este artigo para ficar a saber como a ferramenta das notificações o pode ajudar a definir quem terá acesso como reader aos documentos: Notificação - para que serve e como funciona?



9. Anexos: É onde pode adicionar anexos de qualquer formato, para complementar o documento e auxiliar quem o consulta.



10. Links: É possível criar links a outros documentos, workflows ou websites externos. Para saber mais sobre a criação de links, consulte o seguinte artigo: Links em Documentos - para que servem?



11. Timeline: A timeline providencia um tracking completo de ações feitas ao documento, com registos sempre atualizados automaticamente e arquivos de versões obsoletas, acesso a versões editáveis e carimbos personalizados. Ao consultar a timeline, conseguimos saber quem executou, como ou porquê.


Tudo o que precisa de saber, estará disponível ao consultar a timeline. O AGIR cumpre todos os requisitos das normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025 e muitos outras normas e padrões.


Para saber mais sobre a timeline, consulte este artigo: Como consultar o histórico de um documento?



12. Acessos: É onde pode controlar quem tem acecsso ao documento. Veja o artigo Permissões de documentos - Conceitos gerais para saber mais sobre todas as opções à sua disposição para distribuir documentos e controlar a lista de acessos.


Pode saber mais sobre o registo de leituras e pedidos de confirmação de leitura neste artigo: Pedido de confirmação de leitura



13. Cópias controladas: O AGIR assegura o controlo total dos documentos e suas versões de forma 100% digital. Para a maioria das situações, não necessita de imprimir qualquer documento, sendo a única cópia controlada, a versão original registada no AGIR. Para saber mais sobre as cópias controladas, veja este artigo: Cópias controladas - para que servem e como as gerir



14. Próximo interveniente: Utilizador que está a cargo da próxima tarefa do workflow.


15. Comentários: É possível adicionar comentários e partilhar informações com os seus colegas. As alterações ao documento também ficarão disponíveis na área de comentários. Para saber mais sobre comentários em documentos, visite este artigo: Comentários em documentos - para que servem e como os gerir



16. Abrir: Permite-nos abrir o documento.


17. Editar: Ao clicar neste ícone, poderá editar o documento. Não se esqueça que este icone só aparece se tiver uma tarefa de edição Para saber como pode editar documentos no AGIR, aceda a estes dois artigos: Como editar documentos sem o AGIR Office ou Editar documentos usando o AGIR Office


18. Substituir: Caso queiramos substituir o documento atual por uma versão atualizada, por exemplo. 


19. Redistribuir: Permite redistribuir/delegar a tarefa a outro utilizador.



20. Alternativas: Se pretender acionar uma alternativa, por exemplo, rejeitar o documento e enviá-lo para outro estado de edição (ou seja, um estado de workflow alternativo), pode fazê-lo ao clicar no ícone indicado na imagem. Estas alternativas são definidas nas definições dos workflows.



21. Alterar prazo: Permite-nos alterar o prazo para a conclusão da tarefa.



22. Alterar o estado: Pode mudar o workflow de estado, adicionando uma justificação da mudança, para se manterem os registos das alterações.




 PERMISSÕES  A alteração de estado é uma ferramenta apenas disponível para administradores. Para saber mais sobre como alterar um estado, veja este artigo: Como alterar o estado de um documento?


23. Submeter: Depois de terminadas todas as alterações, pode submeter o documento para o próximo estado, basta clicar no certo e definir o próximo interveniente (se for o caso). 

A sua tarefa ficará concluída. Será enviado um e-mail para o próximio interveniente, de acordo com as definições do workflow.



Se preferir, veja o nosso vídeo sobre o módulo de documentos :)




Was this article helpful?

That’s Great!

Thank you for your feedback

Sorry! We couldn't be helpful

Thank you for your feedback

Let us know how can we improve this article!

Select atleast one of the reasons
CAPTCHA verification is required.

Feedback sent

We appreciate your effort and will try to fix the article