O workflow Necessidades de Formação [2.0] tem como objetivo o registo e validação das necessidades de formação da sua organização. O Workflow das Necessidades de Formação [Versão 2] está relacionado com os workflows de Gestão da Formação que possibilitam guardar as formações em catálogo: Plano de Formação [2.0] e Formação [2.0].
São identificadas pessoas-chave na organização, que serão convidadas a apresentar as necessidades de formação ao Gestor do Plano de Formação. Cada pessoa-chave, por norma, um supervisor ou lider de departamento, irá preencher as suas necessidades de formação via AGIR, as quais serão recolhidas e validadas pelo Gestor do Plano de Formação.
É no workflow Plano de Formação que se decide se o plano será feito no modo standard, ou no modo Catálogo de Formações. Este último é explicado em detalhe no tutorial Plano de Formação [Versão 2].
DICA Caso ainda não o tenha feito, consulte o tutorial Plano de Formação [Versão 2]. Este workflow é o primeiro passo para os workflows de Gestão da Formação e dar-lhe-á uma visão mais abrangente de todos os workflows.
Este tutorial explica o funcionamento nativo deste workflow, desenhado como template pela nossa equipa para partilha com os nossos clientes. É possível personalizar, acrescentando ou eliminando etapas, campos ou regras do processo.
Caso pretenda incluir este template/workflow no seu AGIR ou fazer pedido de alterações, pedimos que crie um ticket com as especificações do seu pedido, para que possamos integrar todo o processo e relatórios e começar já a trabalhar com este workflow.
Assumindo que este workflow já se encontra no seu AGIR, preste atenção ao nosso tutorial para saber como pode utilizá-lo.
Despoletar Necessidades de Formação através do Plano de Formação
Sugerimos que este workflow seja despoletado apenas a partir de um Plano de Formação, que é onde devem ser geradas as Necessidades de Formação. Para criar uma necessidade de formação integrada no Plano de Formação, siga as instruções deste tutorial: Plano de Formação [Versão 2]. Após esta etapa, siga para o seguinte ponto.
Como funciona o workflow Necessidades de Formação?
O workflow descrito neste template encontra-se dividido em 2 etapas. Cada etapa tem um separador com os dados relativos a cada uma delas:
- Identificação de necessidades de formação
- Análise de necessidades de formação
Etapa 1 - Identificação de necessidades de formação
Nesta etapa, são preenchidas as necessidades de formação emitidas por um suspervisor/responsável de departamento. Os dados do plano de formação são automaticamente preenchidos.
O supervisor/responsável de departamento deve sempre preencher os campos:
- Áreas, departamentos ou cargos avaliados neste levantamento de necessidades
- Resumo das necessidades de formação
Se desejar detalhar os cursos, datas, participantes e outras informações (recomendado), ative o pisco Quero detalhar o plano de formação. Ao fazer isso, surge uma tabela acessória com os campos:
- Título da ação de formação
- Data de início
- Data de fim
- Custo
- Participantes
- Gestor da Formação
Nota: Recomendamos os nossos utilizadores a detalhar o plano de formação para que, desta forma, ao serem aceites e integradas as formações sejam transportadas automaticamente para a tabela que consta no Plano de Formação, tornando esta integração mais fácil e automática. Caso não deseje detalhar o plano de formação, as formações terão de ser adicionadas à tabela manualmente.
ATENÇÃO Nesta fase, aos dados das formações são meramente indicativos. Os dados finais da formação, incluindo presenças, datas e duração efetivas, serão registados no 3º Workflow - Formação [2.0], que só será despoletado após aprovação do Plano de Formação.
Após preencher todos os campo obrigatórios, clique em Submeter.
Selecione o responsável pela análise, o qual será filtrado conforme as permissões desta etapa. Um e-mail de tarefa será enviado automaticamente para o próximo interveniente, com a indicação de análise das necessidades de formação.
Etapa 2 - Análise de Necessidades de Formação
Esta etapa tem por objetivo analisar e validar a lista de necessidades de formação emitidas pelo supervisor/responsável de detartamento. Para além de validar, nesta fase pode fazer-se a integração direta de linhas de formação no plano de formação: Plano de Formação [2.0].
A análise é muito simples e consiste no preenchimento dos campos Levantamento válido e Observações e na decisão de integrar ou não as formações no Plano de Formação.
No campo Levantamento válido?, tem 2 opções:
- Sim: O levantamento de necessidades é considerado válido e fechado.
- Não: A identificação de necessidades será rejeitada. O registo será enviado por defeito para o mesmo utilizador que fez o levantamento inicial para retificação. Em caso de rejeição, é sempre obrigatório preencher o campo Motivo da rejeição.
Caso o supervisor/responsável de departamento tenha optado por fazer um levantamento detalhado (clicou em Quero detalhar o plano de formação), nesta fase, deve ser feita a aprovação individual de cada uma das formações propostas.
Para isso deve ser preenchida a coluna Decisão com uma das seguintes opções:
- Aceite e integrada: A formação proposta é válida e será integrada automaticamente no plano de formação;
- Aceite mas não integrada: A formação proposta é válida e será integrada manualmente no plano de formação Esta opção permite ajustes em relação à proposta inicial;
- Não aceite: A formação não será considerada no plano de formação.
Após preencher todos os campo obrigatórios, clique em Submeter. O registo de necessidades de formação será fechado ou enviado para correção, conforme a decisão tomada no campo Levantamento válido?
DICA A partir do workflow das Necessidades de Formação, ou qualquer workflow filho (que é gerado através de um workflow de origem) é possível aceder ao workflow pai. Pode ter acesso a esse link no menu no botão Origem, como mostra a imagem abaixo.
Relatórios
Ao longo de todas as etapas deste workflow, é possível consultar em formato de PDF, um relatório automático das necessidades de formação registadas, tal como ilustram as figuras abaixo.
Nota: Caso estes dados não apareçam na sua totalidade em qualquer um dos relatórios, guarde as alterações do registo, atualize a página e só depois aceda novamente ao relatório.
PERMISSÕES Para aceder ao Módulo de Relatórios são necessárias permissões. Caso não tenha permissões, fale com um Administrador do AGIR. Caso seja um Administrador e queira atribuir permissões, consulte este artigo: Permissões para relatórios
Caso queira consultar artigos de outros workflows template disponíveis, clique aqui.
DICA Pode fazer a implementação autónoma deste workflow no seu AGIR. Para isso, basta fazer download do nosso template ao clicar aqui, e usar exatamente como proposto neste tutorial.
Após download do template, deve ir ao seu nome de utilizador > Agir Config > tab Workflows > Workflows > Importar para importar o template para o seu AGIR.
OUTROS TUTORIAIS RELEVANTES
Para além das regras específicas descritas acima, o AGIR inclui um conjunto de funcionalidades nativas que o ajudarão a enriquecer os seus processos e automatizar atividades.
Selecionamos um conjunto de tutoriais mais relevantes para este workflow. Por favor consulte estes tutorais e se tiver dúvidas entre em contacto com a nossa equipa através do nosso sistema de tickets.
- Introdução ao módulos dos Workflow
- Permissões em Workflows - Explicação
- Como criar e gerir ações em Workflows
- Como funcionam os anexos em Worklows
- Links em Processos / Workflows - para que servem?
- Notificação de Workflows - para que serve e como funciona?
- Comentários no Módulo de Workflows
- Como funcionam as ações linkadas?
- Como consultar o histórico/timeline de um workflow?
- Exportação de Lista de Workflows para Excel
- Como personalizar a visão/listagem de workflows?
Was this article helpful?
That’s Great!
Thank you for your feedback
Sorry! We couldn't be helpful
Thank you for your feedback
Feedback sent
We appreciate your effort and will try to fix the article